O DESVENDAR DO BELO NOS CORPOS MORTOS

A História evidencia que o estudo do corpo humano, escondido pela pele, encontrou muitas dificuldades nas estruturas de poderes, especialmente, das reli-giões monoteístas. A justificativa da resistência esteve contida no dogma de o homem ter sido criado à imagem e semelhança de Deus.

JUDAÍSMO

Com o pressuposto de o homem representar a cópia fiel de Deus nada justificaria a abertura do corpo morto para o aprendizado. O naturalmente desconhecido ? o escondido atrás da pele – fazia parte do milagre criador.

Por essa razão, só estudaram os cadáveres insepultos dos heréticos e con-dena¬dos (Talmud, Bekhoroth 45a. = Um dia os discípulos de Rabin Ismael disse-caram o corpo de uma prostituta que o governante tinha condenado à figueira…). CRISTIANISMO O cristianismo introduziu certa oposição entre o físico e o espiritual (Mt 10,28). O ser humano, concebido no corpo e espírito, deveria ser o instrumento para servir a Deus ( 2Cor 5,10 .

É interessante assinlar que o Novo Testamento (NT) manteve do Antigo Testamento (AT) o sentido mítico para o sangue (Mt 16,17 e 1Cor 15,50). A nova e eterna Aliança foi selada por Jesus com o seu próprio sangue (1Cor 11,25 = Do mesmo modo, após a ceia, tomou o cálice dizendo: Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue; todas as vezes que dele beberdes, fazei o em memória de mim).
ISLAMISNO

A palavra anatomia em árabe – ilm al tasrib – é precedida pela raiz saraha que significa literalmente trinchar, cortar, separar, atada ao contato com o sangue coagulado.

Como o islamismo entendeu a criação dependente e seqüenciada (Sura 23,13 14 = Depois, transformamos o esperma em coágulo, e o coágulo em óvulo, e o óvulo em osso, e revestimos o osso com carne. E era mais uma criatura. Lou-vado seja Deus, o melhor dos criadores), a inevitável intervenção da dissecção anatômica, dilacerando a carne, também recebeu forte resistência.

CORPOS DESVENDADOS

A decomposição da ordem feudal contribuiu para que o desejo de conhecer o que estava encoberto sob a pele vencesse a interdição. No Renascimento europeu, cirurgiões e pintores começaram o movimento para levantar o véu opaco que cobria os músculos e as vísceras.
A emocionante harmonia do corpo desvendado vibrou os pincéis dos pinto-res. A sensibilidade de Leonardo da Vinci (1452 1519) buscando a profundidade da forma produziu desenhos perfeitos dos ossos, das artérias e veias. O belo dos corpos mortos conduziu Rembrandt (1606 1669) na tela ?Lição de Anatomia do Dr.Tulp?. Esse quadro eternizando a majestade do cirurgião e os semblantes ple-nos de admiração dos alunos, inflados de fascínio, como os desenhos anatômi-cos de Leonardo, também reforçam do quanto o desvendar do corpo moto encan-tou os homens.

Sobre João Bosco Botelho

Retired professor, Federal University of Amazonas and State University of Amazonas. Professeur à la retraite, Université Fédérale d'Amazonas et Université d'État d'Amazonas
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