AS EPIDEMIAS – DA PESTE A AIDS – O MEDO COLETIVO DA MORTE

Prof. Dr. HC João Bosco Botelho

”… Às vezes a morte decorria de negligência, mas de um modo geral ela sobrevinha apesar  de todos os cuidados. Não se encontrou remédio algum, pode-se dizer, que contribuísse para o alívio de quem tomasse – o que beneficiava um doente prejudicava outro – e nenhuma compleição foi por si mesma capaz de resistir ao mal, fosse ela forte ou fraca… Mas o aspecto mais terrível da doença era a apatia das pessoas atingidas por ela, pois seu espírito se rendia imediatamente ao desespero r elas se consideravam perdidas, incapazes de reagir…” (TUCÍDIDES. História da guerra do Peloponeso. 2. ed. Brasília, Ed. UNB. 1986, p. 104).

Novamente recorremos a Tucídides para exemplificar a luta desesperada do homem para sobreviver as agressões biológicas do meio. Este relato foi feito entre os anos 430 e 427 a.C. na cidade de Atenas na Grécia.

Quando entre outubro de 1980 e maio de 1981, os Centros para Controle de doenças (CCD) dos Estados Unidos receberam a notificação da ocorrência de vinte e seis casos de sarcoma de Kaposi (uma das muitas formas de manifestação de um grupo de doenças designadas pela palavra  CÂNCER), jamais poderiam imaginar que estava sendo aberta a porta de nova ameaça a sobrevivência da espécie humana: a AIDS (acquired imunodeficiency sindrome).

A revisão dos prontuários médicos dos doentes mostrou dois pontos coincidentes em todos eles: tratava-se de pessoas que moravam de New York e los Angeles além de serem todos homossexuais masculinos.

Os estudos laboratoriais imediatos mostraram que se tratava de uma nova forma de doença, até então desconhecida, que tinha como principal característica a diminuição das defesas naturais do organismo infectado. Em consequência, o sistema imunológico não oferecia resistência às infecções, levando ao aparecimento de graves e resistentes formas de doenças infecciosas que evoluíam para o óbito em todos os casos estudados.

As manifestações clínicas mais comuns da nova doença eram o aumento do volume dos linfonodos periféricos, diarreia crônica, febre, perda de peso e infecções graves de evolução rápida.

A partir dessa data, centenas de novos casos foram descritos em todos os continentes, com absoluto predomínio nos Estados Unidos, Europa Ocidental e África Equatorial.

No Brasil, a primeira notificação foi registrada em setembro de 1982 e desde então os casos têm aumentado em proporção alarmante e 80% deles no eixo Rio-São Paulo.

A descoberta do vírus responsável da AIDS foi feita dois anos depois do reconhecimento da existência da doença. Foi feita, quase simultaneamente, pelo Prof. Barré-Sinoussi, do Instituto Pasteur, em Paris e por Robert Gallo, do Instituto Nacional de Câncer, dos Estados Unidos. O vírus isolado recebeu a denominação de HTLV (human lekemia lymphoma viruses).

Os vírus são partículas muito pequenas (dentro de uma célula podem se instalar centenas de vírus) e incapazes de realizar as suas funções vitais. Por esta razão penetram no interior das células de vegetais e de animais para apropriar-se do mecanismo da síntese das proteínas, que lhes garante a reprodução.

Inicialmente, a partir do estudo retrospectivo dos casos confirmados, foi possível confirmar que mais de 90% do total estava distribuído entre homossexuais masculinos, hemofílicos, bissexuais masculinos e usuários de drogas injetáveis. Este grupo passou a ser considerado como de grande risco, isto é, eram os mais susceptíveis em adquirir a doença.

Seis anos depois do diagnóstico do primeiro doente, a AIDS é notícia diariamente em todos os jornais das principais cidades do Mundo. A leitura atenta dessas informações, obrigatoriamente nos dirige atenção no sentido de confirmar que a reação coletiva, sob alguns dos relatos descritos ao longo dos séculos que o homem conviveu com a paste negra.

A partir da leitura do Apocalipse de São João Apóstolo, no novo Testamento, foi possível estabelecer as ”provas” do furor divino contra os pecadores. Os judeus, os feiticeiros, ciganos, bruxas e leprosos foram supliciados e queimados vivos como tentativa de aclamar a fúria divina.

Dois séculos mais tarde, com a chegada de Cortez no México, a população nativa da América sofreu um dos maiores genocídios que a humanidade tomou conhecimento. Milhares de pessoas morreram em poucos meses após de terem contraído a varíola trazida por um escravo negro do exército de reforço que Cortez recebeu em 1520.

Rapidamente os conquistadores perceberam que a varíola era a sua maior aliada. Com o apoio dos reis católicos da Espanha, a horda europeia promoveu a disseminação da doença nas Américas.

De acordo com os cálculos aproximados, a população autóctone do México de 25 milhões de pessoas, em 1519, reduziu para um milhão em 1605.

Novamente, a Europa sofre nova investida da peste negra a partir de 1630. Foram as quatro maiores cidades da época as que mais sofreram: Milão, Paris, Londres e Marselha.

Outra vez, os homens desesperados e ameaçados na sua sobrevivência coletiva, atribuíram a causa da peste negra a pessoas que possuíam unguentos misteriosos e que quando besuntados nas paredes das casas eram capazes de promover a disseminação da peste. Foi iniciada, com a autorização das autoridades, a caça aos culpados, centenas de pessoas foram sentenciadas por tribunais populares, queimadas e enforcadas depois da confissão sob tortura.

Foi em Londres, a partir de 1670, que começou o controle efetivo da epidemia. Foi decretado o isolamento compulsório de todas as famílias onde havia doente ou suspeitos de estarem com a peste. Foram nomeados inspetores de saúde que visitavam as casas e assimilavam aonde existiam doentes, além de fiscalizarem o confinamento.

A epidemia continuou em pequenos surtos localizados até 1830, quando começaram a surtir efeitos das medidas higiênicas tomadas. O esforço concentrado dos governos envolvidos possibilitou o isolamento do vibrião colérico por Pacini, em 1854, e o bacilo de Yersin em 1894.

Estava demonstrado pela racionalidade dos conhecimentos científicos que a peste negra, como todas as doenças do homem, nada tem de divino. A temida moléstia constitui somente uma, entre muitos obstáculos, que o homem venceu na sua luta pela sobrevivência no planeta.

Os estudos das fontes não cristãs, principalmente das obras de Filon de Alexandria, Flávio Josefo e Justo de Tiberíades, reforçam o pensamento de que as relações entre a medicina e o cristianismo primitivo se fizeram baseadas principalmente na herança cultural dos judeus e de outros povos escravos que viveram próximos do centro de influência da nova religião.

O cristianismo primitivo cresceu à custa de um conjunto de circunstâncias que estavam presentes numa sociedade escravista atuando com enormes pressões econômicas e políticas.

A nova entidade religiosa representou uma das principais manifestações da crise social em curso. No seu início, traduziu o protesto das massas populares contra a ordem vigente. Esse sentido está absolutamente claro no Didaquê (doutrina dos doze apóstolos) que exigia a libertação dos escravos e protestava contra a ordem vigente. Culminou com o tom inconciliável do Apocalipse de São João que condenava o poder de Roma e previa o seu fim próximo (Ap. 17, 15-18 e 18, 1-3).

A prática no cristianismo primitivo deve ter seguido rigidamente os preceitos míticos do Velho testamento até a sua ruptura com o judaísmo. Esta nova fase deve ter começado a partir da recusa dos judeu-cristãos de se envolverem na guerra messiânica contra os romanos no ano 66. A importância deste acontecimento não passou desapercebido de Eusébio (História eclesiástica, III, 5, 3). As autoridades militares romanas evacuaram alguns para Pela, na Transjordânia, outros se refugiaram nas cidades da Síria, da Ásia Menor e em Alexandria. O resultado final foi a desvinculação dos cristãos com o destino nacional de Israel e maior difusão dos seus ensinamentos.

Até que elaborada a estrutura teórica da teórica da religião cristã, o Velho Testamento foi o suporte ideológico. A doença se apresentava como resultado do castigo divino pelas transgressões morais cometidas (Ex. 4,6; Jo 16,12; SI 39,11 e outras) ou como um mal que nas promessas escatológicas será suprimido no novo mundo que deus dará aos homens (Is 35,5; 25,8; 65,19 e outras). Porém, no judaísmo pós-exílio aparece mais a ação dos demônios e espíritos maléficos como os grandes responsáveis pelo aparecimento das doenças.

As atenções médico-míticas do velho testamento reproduzem as antigas preocupações já encontradas no politeísmo. As doenças, lepra, loucura, cegueira e paralisia, descritas como sendo de origem divina, são as mesmas e com o mesmo sentido, descritas nas sociedades que povoavam aquela região antes do aparecimento do judaísmo.

É interessante notar que o Velho Testamento não proíbe o recurso médico formal (“R 20,7 e Tb 11,8-11) e o emprego de certos remédios (Is 1,6; Jr 8,22 e Sb 7,20), contudo ao mesmo tempo afirma: ”Antes de tudo, A Deus que se deve recorrer, pois ele é o Senhor da vida” (Si 38,9-14), ”Ele é quem fere e quem cura” (Dt 32,29) e ” Ele é o médico por excelência do homem”

A gradativa consolidação do cristianismo como nova religião, foi uma das consequências das alianças políticas com o poder de Roma.

A sua separação do judaísmo foi fundamental. Este divórcio ficou ligado na literatura eclesiástica ao nome de São Paulo, que no Novo Testamento é caracterizado como apóstolo dos pagãos.

Sem pormenorizar as contradições históricas dos evangelhos, jesus apareceu inicialmente como Deus feito homem e como Messias, o Salvador anunciado pelos profetas hebreus do Velho Testamento.

A profecia rezava que a chegada do Messias redimiria o povo de Israel. Nada disto se materializou e a situação dos judeus agravou-se durante e depois da revolta contra os romanos.

Mesmo tendo nascido no meio da nação judaica, o cristianismo enorme resistência do judaísmo. Esta oposição aumentou na medida em que os cristãos assimilavam rapidamente os elementos das outras religiões, inclusive alguns ritos e festas pagãs.

Depois da segunda e última revolta dos judeus, sob a liderança de Bar-Kocheba, entre os anos 132-136, ocorreu o definitivo afastamento entre as duas religiões.

No local do santuário de Iahvé, em Jerusalém, os romanos ergueram um templo para Júpiter. A seguir, as autoridades sobretaxaram os judeus para a conservação deste santuário.

Para que a separação entre judaísmo e o cristianismo fosse efetivada, começou a elaboração, por este último, de um conjunto normativo de proibições. Um dos primeiros ritos judaicos abolidos foi o da circuncisão. A salvação só poderia ser alcançada com a desobediência da aliança feita entre Abraão e Deus) Gn 17,9-14; 21-24).

Seguiu-se com o tom violento da Primeira Epístola aos Tessalonicenses que afirma, pela primeira vez, a acusação contra os judeus de terem crucificado jesus (1 Ti, 2, 15). Foi com base neste veredito que os representantes da igreja, ao longo de diferentes períodos, perseguiram os judeus.

A consequência da interrupção desse rito entre os cristãos foi comprovada nas estatísticas médicas de mil e setecentos anos depois. Os homens que não são circuncisados nos primeiros meses de vida pagam um maior preço na incidência dos tumores malignos do pênis e as suas companheiras do câncer de colo de útero.

A base doutrinária cristã – os Evangelhos – já elaborados nesta fase, se espalhou por grande parte do Império Romano, apesar da resistência da hierarquia militar em algumas regiões.

Com muita rapidez o cristianismo renunciou a santa pregação contra as opressões e induziu as massas populares a pensar que tudo era a vontade de Deus (Rm 8,18;2 Co 5,1).

Os escritores eclesiásticos se sforçam para apresentar a famosa sentença ”A Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus” como uma forma de compromisso com o poder divino.

A separação cada vez mais nítida entre os chefes das comunidades cristãs e a massa dos religiosos está contida na declaração ” Se alguém vos subjugar, se alguém vos devorar, se alguém se apoderar de vós, se alguém for arrogante, se alguém vos bater na cara, suporta-o” (2 Co 11,20).

A partir daí a igreja é um fato histórico, tal como o estado, a ordem feudal e o próprio cristianismo. A primeira premissa da sua constituição foi a gradual união das comunidades cristãs dispersas.

Nesse conjunto sócio-político se estabeleceu duas medicinas: a praticada pelo povo oprimido e miserável e a que era privilégio da pequena minoria que detinha o poder econômico e político.

Sobre João Bosco Botelho

Retired professor, Federal University of Amazonas and State University of Amazonas. Professeur à la retraite, Université Fédérale d'Amazonas et Université d'État d'Amazonas
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