A CIRURGIA DA CATARATA COMO ARTE
A cirurgia é a arte trabalhada no próprio Homem, onde a luta contra a deformidade, dor e a morte é o pilar sustentador do início, do meio e do fim.
Quando a Dra. Leila Gouvêa extrai a catarata e, em seguida, implanta lentes no interior dos olhos, usando simultaneamente as mãos e direcionando o microscópio com os pés, constrói gestos dessa arte mágica, transformadora!
O sentimento causado pelo êxito cirúrgico não é diferente da emoção do pintor ao terminar o quadro ou o do compositor após ouvir a própria criação.
Como o olhar atento às pétalas de uma flor, sempre diversas, não existem duas cirurgias iguais: essa é a sublimação da cirurgia como arte!
A grandeza humana convergiu saberes para curar: dos crânios abertos, em torno de 12.000 a.C., passando pelas cirurgias realizadas na Grécia, Roma e Idade Média. Nos séculos seguintes, facilitados pela anestesia e antibióticos.
Esse conjunto acumulado da ciência possibilitou que alguns profissionais da Medicina, com destrezas e sensibilidades especiais, como as da Dra. Leila Gouvêa, mostrassem ao mundo, a cirurgia da catarata como arte.
João Bosco Botelho, Doutor Honoris Causa, Universidade de Toulouse,França.